Bem Pessoal, eu decidi pegar uma velha análise e tradução minha que postei no fórum do Nes Archive, e agora vou colocar aqui caso vocês ainda não tenham visto. Pois é, esse nick "Junkatana" é meu mesmo, fiz quando era bem mais novo, e assim ficou, uma junção do personagem "Jun" de Valkyrie Profile (Que gosto muito), com "Katana", a arma que eu mais admiro. Então leiam o post abaixo e vejam mais sobre esse magnífico game que também já o finalizei.
Ficha Técnica
Título: Solstice: The Quest for the Staff of Demnos
Console: NES
Fabricante: CSG Imagesoft, Inc.
Ano: 1990
Categoria: Puzzle
Número de Jogadores: 1
Autor do review: Junkatana
Apresentação:
Fico indignado por não ter conhecido esse jogo antes para meu velho sistema Turbo Game (CCE). Mas nunca é tarde para recomeçar, não é mesmo?! Vou começar a falar um pouco desse magnífico jogo.
Obs: As imagens são baseadas na minha tradução do jogo.
História:
O jogo conta a história de Shadax, o mago, que um belo dia, decidiu se encontrar com a princesa Eleonor. Mas o inusitado encontro termina quando o terrível feiticeiro maligno Morbius, sequestra a princesa com a ajuda seus gárgulas. Morbius planeja tomar a alma da princesa para se tornar o mais poderoso dos feiticeiros.
E é aqui que você entra, na pele do mago Shadax, para tentar impedir que isso aconteça. Para isso, você precisa encontrar todos os pedaços do Cajado de Demnos.
O Jogo:
O jogo possui um estilo PUZZLE/RPG, no qual você precisa atravessar um conjunto imenso de pequenas salas (e bota imenso nisso, cerca de 300 para ser mais exato), em busca dos pedaços do tal cajado. Mas o jogo possui um mapa detalhado, com portas e lugares já acessados, para auxiliar em sua jornada.
Cada sala do mapa é pequena e possui algum segredo ou um pequeno puzzle, que é o ponto forte do jogo. O jogo também possui um menu muito bem feito e simples de entender. Nele você encontra além do mapa, um marcador que apresenta o número de salas e porcentagem do quanto você já completou seu mapa. Além disso, também mostra os poucos itens do jogo, como as poções e chaves que possui, assim como vidas e os pedaços do cajado de Demnos que você já encontrou.
Jogabilidade:
Solstice possui uma jogabilidade típica dos rpg´s, com poucos movimentos. Shadax fica limitado somente a andar, pular e carregar algumas plataformas (e convenhamos, é bem duvidoso como ele as carrega). Além de poder usar alguns itens, mas possui boas respostas, inclusive nos pulos. Nada demais aqui.
Gráficos:
Os gráficos de Solsctice são bem interessantes. Possui uma visão isométrica com um estilo de “Pixel Art”, muito bem feito, apesar de ocupar pouco espaço na tela.
Bem colorido, com muitas plataformas e alguns pequenos inimigos. Por falar dos inimigos, eles são simples, mas bem feitos graficamente falando. Já Shadax, parece um pouco com os black mages, de Final Fantasy. Para o sistema, acredito que os gráficos dos cenários são bem feitos até. As animações são boas, nada de mais.
Sons:
A música é o destaque do jogo. Muito, mas muito bem compostas, vale até citar o nome do compositor Timothy J. Follin. A música tema da tela inicial pode ser considerada uma das melhores composições. Com certeza o cara tinha muito domínio no sistema de som do NES, ficaria perfeita se fosse tocado no “Vídeo Game Live Show”. Os efeitos sonoros do jogo também cumprem bem seu papel, mas fica o destaque para as músicas do jogo, realmente muito interessante. Procurem pela versão tocada na guitarra no “Youtube”, simplesmente demais.
Qualidades… mas também defeitos:
Solstice é um ótimo jogo, com certeza voltada mais para um público jovem/adulto, provavelmente se eu pegasse esse jogo na minha infância, não o teria terminado, ou nem mesmo teria gostado. Mas Solstice tem seus “desvios”. O jogo nem sequer possui um sistema de “save”, tão pouco, os antigos passwords. Podemos dizer que faz muita falta, pois não é um jogo fácil. Isso afasta a experiência do jogador mais casual, ficando o desafio para os mais hardcores. Mas existe uma solução amena para isso, que são os créditos que você encontra no decorrer da jornada, mas que obriga você a terminar o jogo em uma jogatina só. Depois que se termina e se acostuma com o jogo, pode-se terminá-lo em alguns minutos, mas do contrário, você levará algumas horas. Se tiver tempo, jogue Solstice, com certeza valerá a pena.
Descrição das poções:
Para ajudar vou citar o que cada poção faz no jogo:
-Poção Verde: Revela os blocos escondidos.
-Poção Amarela: Essa poção para o tempo, fazendo os inimigos, blocos e elevadores ficarem estáticos.
- Poção Azul: Faz Shadax ficar invencível, podendo subir em cima dos inimigos para alcançar as plataformas, não funciona em espinhos.
- Poção Roxa: Destrói todos os inimigos da sala, mas destrói também os blocos e itens, cuidado para não perder aquele item que você precisa.
Resumo e link’s:
Solstice é um ótimo jogo que merece ser jogado. Gostei tanto do jogo, que decidi fazer uma tradução do mesmo, para que quiser conferir, pode acessar o site do fórum unificado de tradução, lembrando que se deve respeitar os termos de uso das roms e IPS’s que se encontra no o link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário